A Prefeitura de Itabuna colocou Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde nas avenidas, ruas e travessas do Bairro Sarinha Alcântara, na manhã dessa sexta-feira, dia 26, para um Mutirão de Combate à Dengue.
Durante todo o período, os profissionais e dirigentes da Divisão de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde fizeram uma ação educativa e informativa, mobilizando os moradores. Com o slogan: “O mosquito que mata não está em isolamento”, os agentes visitaram residências e comerciantes para distribuir cartazes, panfletos educativos e informações sobre a importância de evitar criadouros do Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika vírus e chikungunya.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, supervisionou as ações do mutirão e chamou a atenção da população para que colabore, apesar das restrições causadas pela pandemia do Covid-19. A diretora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, explica que o objetivo de eventos como esse é reduzir índices de infestação do mosquito. Para isso, também foram feitas inspeções em terrenos baldios, coleta de materiais e eliminação de qualquer tipo de larva.
A determinação do Ministério da Saúde é ade que os Agentes de Combate às Endemias e Comunitários da Saúde não devem fazer visitas domiciliares por causa da pandemia. “Além do trabalho educativo, aos moradores e comerciantes foi recomendada a retirada de entulhos de quintais de seus imóveis para o recolhimento as 13 horas por uma equipe de operários e caminhões da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo”, disse Antunes. Além disso, um carro fumacê passará por todo o bairro às 17 horas fazendo a dispersão de inseticida para o combate de larvas e insetos adultos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário