> TABOCAS NOTICIAS : App agrega funcionalidades de apoio às mulheres em situação de violência

sexta-feira, 5 de março de 2021

App agrega funcionalidades de apoio às mulheres em situação de violência

Foto: Claudia Cardozo/Bahia Notícias
Nove em cada 10 mulheres não confiam nos órgãos oficiais de atendimento à mulher vítima de violência. A conclusão é do Instituto AzMina, resultado de uma pesquisa com 437 mulheres e homens de todo o Brasil, realizada em parceria com a consultoria Plurix. Baseado na estatística, o instituto desenvolveu novas ferramentas para o aplicativo PenhaS, ferramenta digital que reúne informação, redes de apoio, acolhimento e pedido de ajuda para mulheres em situação de violência doméstica. A nova versão será lançada dia 8 de março, quando se celebra o dia da mulher. O acesso à plataforma é gratuito.

O app reúne, em um mesmo lugar, três pilares para que mulheres quebrem o ciclo de violência: informação, com uma área com reportagens sobre o tema e mapa onde é possível traçar a rota até uma delegacia ou serviço de atendimento mais próximo; acolhimento, que traz um chat para falar com a equipe d´AzMina e com outras voluntárias do aplicativo; e pedido de ajuda, com um botão para acionar cinco pessoas da rede confiança da usuária, um botão para ligar para a polícia e um gravador para produção de provas.

Além de mulheres em situação de risco, o PenhaS é destinado para qualquer pessoa disposta a combater a violência doméstica. Usuários que já tenham baixado o aplicativo deverão permitir a atualização a partir do dia 8 para ter acesso à nova versão. O cadastramento de todos usuários é realizado com checagem de CPF e verificação de número de celular, a fim de evitar criação de perfis falsos e abusivos. O anonimato é garantido para mulheres que se declaram em situação de violência. O aplicativo está disponível para aparelhos iOS e Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário