Carlos Madeiro**Colaboração para o UOL, em Coruripe (Al)
3.set.2018 - Coruripe fica no litoral sul de Alagoas e, além da escola com melhor média, teve é outra que foi a quarta melhor nota do país, a José Buarque da Silva, na zona urbana, que tirou nota 9,6
São 5h30 da manhã de segunda-feira (3), e Deivison Henrique dos Santos, 12, já está acordado e pronto para esperar o ônibus que o leva à escola Vereador José Wilson Melo Nascimento, em Coruripe (100 km de Maceió), onde ele cursa o 6º ano. A viagem pelas estradas de terra zona rural do município dura em torno de 40 minutos, quando ele enfim chega ao povoado de Areias.
Com estrutura modesta e alunos que ainda enfrentam a fome no dia a dia, a escola rural conseguiu um feito inédito na educação do país: teve média 9,9 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A avaliação foi a melhor entre todas as escolas de ensino fundamental inicial avaliadas pelo indicador. Para se ter ideia, a média do Brasil foi de 5,8 em 2017.
Fincada em um prédio às margens de uma estrada de terra, a escola oferece ensino da creche ao 9º ano. Ao contrário de tantas instituições, a José Wilson tem merenda em dia, o quadro de 35 professores é qualificado e os projetos ajudam complementar o aprendizado dos 698 alunos.
A escola é a única rural do município, e todos os alunos são transportados em cinco ônibus escolares em boas condições.
Mas os desafios existem. Um deles é a pobreza, que atinge a família de muitos alunos. Por isso, quando os alunos chegam à escola, uma equipe pergunta a cada um deles se está com fome. "Caso digam que sim, eles tomam café, no caso do turno da manhã; ou almoçam, se estudarem à tarde", conta a diretora da escola Silvânia Gouveia da Silva. LEIA TUDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário