> TABOCAS NOTICIAS : Com Lava Jato, Brasil melhora em ranking de combate à corrupção no exterior

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Com Lava Jato, Brasil melhora em ranking de combate à corrupção no exterior

Téo Takar**Do UOL, em São Paulo
O Brasil apresentou sensível melhora no combate à corrupção de empresas brasileiras no exterior, mostra um estudo divulgado nesta terça-feira (11) pela ONG Transparência Internacional. Junto com Israel, o país foi o principal destaque positivo na edição deste ano do relatório "Exportando Corrupção". O estudo considera corrupção de empresas nacionais praticada no exterior.

Os resultados da Operação Lava Jato e de outras ações de combate à corrupção, em parceria com outros países, ajudaram a desestimular e punir a "exportação" de suborno das empresas brasileiras.

Segundo a Transparência Internacional, o Brasil avançou da classificação de "pouco ou nenhum combate" para o nível de "combate moderado" à corrupção. Já Israel saltou da categoria de "pouco ou nenhum combate" para "combate ativo".

Lava Jato é exemplo de trabalho integrado
A Transparência Internacional cita a Operação Lava Jato como um "bom exemplo de Assistência Mútua Legal" (MLA, na sigla em inglês), que consiste na troca de informações entre polícias e órgãos jurídicos de diferentes países com objetivo de recolher provas para uso em processos criminais. "Nas investigações de casos de suborno internacional e lavagem de dinheiro, a MLA é crucial", afirmou a ONG.

Até junho deste ano, os investigadores da Lava-Jato fizeram e receberam um total de 484 pedidos de cooperação internacional, envolvendo diversos países da América Latina e também Suíça, Estados Unidos, Dinamarca, Angola e Rússia, entre outros. LEIA MAIS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário