Reprodução/YouTube(NDTV)
Um noivo em Ratlam (Índia) trocou o tradicional turbante laranja por um capacete de moto para enfrentar a chuva de pedras lançadas por homens de casta superior durante o casamento dele, realizado no último domingo (10/5).
Pawan Malviya é um dalit (casta sem privilégios) e os homens de castas superiores não admitem que alguém na posição social dele cavalgue até a cerimônia de casamento.
O cortejo de familiares que acompanhavam o noivo também foi atingido por pedras. Doze homens ficaram feridos. O grupo só conseguiu chegar ao templo onde seria realizado o casamento porque a polícia, usando capacetes e escudos, uniu-se a ele.
De acordo com o sistema de castas, cada membro só pode se casar com pessoa do seu próprio grupo. A condição social é hereditária. A Constituição da Índia rejeita a discriminação com base em casta, seguindo os princípios democráticos e seculares que fundaram o país. Problemas relacionados a castas deixaram de existir nas grandes cidades, mas persistem principalmente na zona rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário