> TABOCAS NOTICIAS : Brasil, o país das cesáreas, reduz a mortalidade materna menos que o combinado

domingo, 31 de maio de 2015

Brasil, o país das cesáreas, reduz a mortalidade materna menos que o combinado

IGOR UTSUMI, COM ALINE RIBEIRO/epoca.globo
Brasil tem a maior taxa de cesarianas do mundo: 55%. Mulheres submetidas ao procedimento têm 3,5 vezes mais chance de morrer do que aquelas que realizam parto natural (Foto: Thinkstock)

Em 1990, 141 mães morriam para cada 100 mil bebês nascidos no Brasil. Em 2000, o país se comprometeu a reduzir esse número em 75%. E em 2015, mostrou que não cumpriu a meta.

Mesmo com um avanço notável — houve redução de 55%, o que significa, hoje, 64 mortes para cada 100 mil nascidos vivos — o objetivo não será alcançado. Não há uma explicação única para o fracasso, mas a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta o excesso de cesáreas como principal vilão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, no máximo,15% dos nascimentos sejam realizados por cesárea. No Brasil, o porcentual cresce ano após ano e hoje fica perto de 55%, a maior taxa do planeta. Mulheres submetidas ao procedimento, segundo a ONU, têm 3,5 vezes mais chances de morrer do que aquelas que realizam parto natural.

Reduzir o número de mulheres que morrem em decorrência dagravidez ou do parto foi o único Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que o Brasil não chegou nem perto de alcançar. Ele fazia parte de uma série de metas estipuladas em 2000 pela ONU. Aceitas pelo Brasil e outros 188 países, deveriam ser cumpridas até 2015.

Com o prazo se encerrando, algumas áreas tiveram progressos importantes, como redução da miséria, fome e universalização da educação básica. Carlos Lopes, secretário geral adjunto da ONU, afirmou a ÉPOCA que o desempenho do Brasil é louvável, embora tenha ficado “um pouquinho abaixo do esperado” na diminuição da mortalidade materna.

Movimentos sociais questionam se o único ODM voltado só a mulheres teria recebido menor atenção — e investimento — de forma intencional. “Ter quase o dobro de mortes daquilo que foi estipulado não é pouco. É absurdo”, diz Raquel Marques, presidente da ONG Artemis. “No Brasil, há assistência médica quase universal a grávidas e parturientes, mas mesmo assim não resolvemos o problema”.

Para Alessandra Nilo, diretora da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), é preciso avaliar se o problema é encarado de forma “menos grave” do que a fome, por exemplo. “A mortalidade de mulheres ainda não é tratada com a atenção merecida”, afirma. “Mostra-se necessário olhar de forma especial como desigualdades de gênero podem influenciar a questão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário