> TABOCAS NOTICIAS : Advogado luta para que chimpanzés possam ter habeas corpus

domingo, 31 de maio de 2015

Advogado luta para que chimpanzés possam ter habeas corpus

AFP - Uma juíza do Estado de Nova York ouviu na quarta-feira argumentos sobre se os chimpanzés podem ser considerados pessoas com alguns direitos legais, enquanto os defensores que procuram libertar dois chimpanzés do cativeiro em Long Island afirmaram que eles eram "seres autônomos" e compararam a situação deles à de escravos humanos.

"Eles são seres que podem se lembrar do passado e planejar com antecedência o futuro", disse Steven M. Wise, do Projeto de Direitos para Não-Humanos, ao tribunal, "e este é um dos motivos pelos quais prender um chimpanzé é no mínimo tão ruim e talvez pior do que prender uma pessoa."

A audiência incomum no Supremo Tribunal de Nova York, em Manhattan, diz respeito ao destino de Hércules e Leo, dois chimpanzés de oito anos de idade que estão sendo estudados por um pesquisador da Universidade Stony Brook. O Projeto Direitos Não-Humanos entrou com um processo para libertar os chimpanzés, tentando usar um mandado de habeas corpus, um pilar da lei norte-americana consagrado pelo tempo que permite que uma pessoa conteste a prisão ilegal. Leia mais em: http://zip.net/bjrlQb

Nenhum comentário:

Postar um comentário