> TABOCAS NOTICIAS : O poder de desarmar a raiva

sexta-feira, 29 de maio de 2015

O poder de desarmar a raiva

Se você é paciente em um momento de raiva, você evitará cem dias de sofrimento. Provérbio Chinês

Hoje vivi uma situação bem inusitada. Uma pessoa ao meu lado, podia-se ver em seu semblante, estava com muita raiva de uma pessoa e de toda a situação que estávamos vivendo. Então eu conduzi o processo, de modo a acalmá-la. E fiquei pensando, quando e como isso mudou em minha vida? Quando e como eu não mais deixei que a raiva me dominasse, tomasse conta dos meus sentimentos? Hoje não sinto mais raiva? Acho que seria imprudente, e até mesmo arrogante, dizer que não sinto mais raiva. Mas sinto que alguma coisa dentro de mim mudou ao longo dos anos, que meu coração está mais compreensivo, não com as atitudes dos outros - o que também seria interessante - mas com o mecanismo que acionava em mim a raiva. Não adianta nada mesmo! Posso demonstrar minha indignação, discordância e não aceitação de um modo mais compassivo, comigo mesmo. Meu coração agradece!

Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; é você que se queima.  Buda

Nenhum comentário:

Postar um comentário