A Colômbia ficou muito tempo longe dos holofotes do futebol mundial, mas a história do esporte no país tem dois episódios únicos e, de certa forma, pouco conhecidos. No final da década de 1940, os colombianos criaram uma liga de futebol à revelia da Fifa, atraíram os melhores e mais rebeldes jogadores do continente e provocaram a ira das outras federações americanas.
Três décadas depois, a Colômbia protagonizou um feito único no futebol mundial: nas vésperas de receber uma Copa, seu presidente simplesmente cancelou o evento no país, alegando dificuldades econômicas. Ele bateu a porta na cara da Fifa, que precisou improvisar o Mundial de 1986 no México, que havia recebido o torneio 16 anos antes.
Conheça a seguir um pouco mais sobre esses dois momentos.
A liga pirata: os maiores craques em um campeonato minúsculo.
Imagine se um grande craque como Neymar um belo dia resolver se transferir, digamos, para o campeonato peruano de futebol. O espanto deve ter sido grande também entre os torcedores argentinos que viram Di Stéfano, o grande jogador do país, largar o River Plate para atuar no desconhecido Millonarios, de Bogotá.
Leia mais em: http://zip.net/bwnVFk
Nenhum comentário:
Postar um comentário