> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Açúcar contaminado com ferro, níquel e cobalto tem venda proibida

sexta-feira, 22 de julho de 2011

BRASIL:Açúcar contaminado com ferro, níquel e cobalto tem venda proibida

O Ministério Público Estadual determinou a suspensão da venda de cinco marcas de açúcar cristal na cidade de Divinópolis (120 km de Belo Horizonte), região centro-oeste de Minas Gerais, e a apreensão da mercadoria no comércio do município. De acordo com o órgão, ainda foi instaurado um processo administrativo.
As amostras contaminadas com material ferromagnético (cobalto, níquel e ferro) são das marcas Doce Mel, Campo Doce, Tip Top e Maxçúcar. O açúcar da marca Bonzão ainda carece de análise final, mas a sua revenda também está proibida preventivamente na localidade.
O médico Carlos William Delfim, clínico geral do Hospital João 23, em Belo Horizonte, informou que o consumo de pedaços de metal pode causar, em um primeiro momento, lesões no esôfago ou estômago – os ferimentos podem variar de acordo com o tamanho do material.
Outro problema, segundo Delfim, é a contaminação por alguma substância química liberada pelo metal e que pode ser absorvida pelo organismo. Esse risco só é avaliado diante do conhecimento de que tipo de metal foi ingerido. Leia mais em http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/07/20/acucar-contaminado-com-ferro-niquel-e-cobalto-tem-venda-proibida-em-minas-gerais.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário