> TABOCAS NOTICIAS : Levantamento aponta que os mais ricos ficam com 56% das deduções de saúde no IR

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Levantamento aponta que os mais ricos ficam com 56% das deduções de saúde no IR

De acordo com levantamento feito pelo Estadão/Broadcast a partir de dados da Receita Federal mais da metade das deduções de gastos com saúde do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) é concedida a contribuintes que ganham acima de dez salários mínimos ao mês. Sendo assim, 19,7% mais ricos entre os declarantes abateram R$ 44,4 bilhões em despesas com saúde na declaração de 2018, que considera os rendimentos obtidos no ano anterior. O valor é 56% do total da isenção. Foto: Ilustrativa

Atualmente, não há uma lei que estabeleça teto para deduções de despesas médicas da base de cálculo do Imposto de Renda. E, como geralmente é a população de maior renda que tem mais acesso a serviços médicos particulares, ela é a maior contemplada, ao conseguir abater a totalidade dos gastos.

Ao Estadão, o secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, admitiu neste mês que o governo estuda fixar um teto para as deduções médicas, mas não adiantou valores. “Hoje existe um benefício excessivo a famílias de alta renda, que usam medicina particular e não usam o SUS. O grosso da população usa o SUS e não tem nenhuma dedução. Vamos estabelecer um teto que seja justo e não dê excesso de privilégios e benefícios àqueles que não precisam”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário