Por iG São Paulo | Americana Carol Roth mostra como é possível alcançar uma história de sucesso financeiro com a adoção de dicas simples
A escritora, apresentadora e empreendedora americana Carol Roth cresceu em uma família para qual dinheiro era um problema. Seu pai trabalhava como eletricista, e a mãe era uma dona de casa que ousou em transformar um de seus hobbies em negócio. Ainda assim, o dinheiro sempre foi contado.Divulgação
Carol Roth se tornou uma mulher bem sucedida após terminar faculdade com dívida de R$ 155 mil
O divórcio dos pais durante sua adolescência teve impactos negativos nas finanças da família. Foi quando ficou bem claro que ela não poderia contar com a ajuda dos pais para pagar a faculdade.
Conclusão: ao se formar, em 1995, em uma das melhores faculdades de business dos Estados Unidos, Carol tinha uma dívida de US$ 40.000, cerca de R$ 155 mil. Ela definiu então uma meta: em menos de oito anos “sairia do buraco” e adquiriria um patrimônio líquido de um milhão de dólares. Em entrevista ao Business Insider, ela contou como conseguiu essa façanha.
1. Defina a meta
A parte mais importante de alcançar um objetivo é definir a meta que você quer atingir. Uma meta significa um resultado muito específico e muito desejado, que deve vir acompanhado de um plano de medidas e de uma data de conclusão para poder ser alcançado.
Meu objetivo específico era ganhar meu primeiro milhão antes dos trinta anos. Escolhi essa meta por causa do stress sob o qual minha família viveu por não ter dinheiro suficiente e porque eu não queria ter de lidar com um constante estado de caos financeiro. Pensei que ter um milhão no banco me permitiria assumir mais riscos e ter mais flexibilidade. E 30 anos me parecia uma idade desafiadora, mas ainda razoável.
2. Consiga um emprego que pague bem e com o qual você aprenda bastante
Meu próximo passo foi encontrar um trabalho que me pagasse bem e que me ajudasse a desenvolver muitas habilidades. Eu escolhi trabalhar na área de finanças corporativas de um banco de investimento. No primeiro ano, ganhei em torno de US$ 85.000, cerca de R$ 330,450. Eu não tinha apenas conseguido o emprego certo, mas também tinha escolhido a empresa certa para a qual trabalhar. Havia optado por fazer parte de uma empresa que tinha uma ambiente meritocrático, pois acreditava que dessa forma teria mais chances de ser promovida e ganhar mais nos próximos anos, o que provou ser verdade.
3. Trabalhe duro
Eu trabalhei como louca. Diria que trabalhava de 16 a 18 horas por dia, de seis a sete dias por semana. Entrei na maior quantidade de grupos de negócios que consegui e aprendi o máximo que pude.
4. Advogue a seu favor
Não deixei meu trabalho duro passar despercebido. Sempre colocava minha equipe e meus superiores a par do que eu estava fazendo e de qual eram as minhas expectativas. Quando achava que estava trabalhando em um nível superior, pedia para ser promovida. Resultado: fui promovida rapidamente, meu salário aumentou substancialmente, especialmente quando me tornei vice-presidente aos 25 anos – seis anos antes do previsto!