Imagem de stefamerpik on Freepik
2025 está quase chegando ao fim e pode ser que esse ano entre para a história… só não é exatamente por um bom motivo. De acordo com o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S) da União Europeia, 2025 pode ser o segundo ou o terceiro ano mais quente já registrado na história, superado com certeza apenas pelo calor recorde do ano passado. Via diariodocomercio
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), desde que os registros começaram, os últimos dez anos foram os mais quentes.
Os dados estão sendo divulgados pouco depois da cúpula climática da COP30 em Belém, Pará, em novembro, em que governos não entraram em um acordo envolvendo medidas para tentar diminuir as emissões de gases do efeito estufa.
2025 continua tendência preocupante do clima
2025 também é o terceiro ano consecutivo em que a temperatura média global fica 1,5 grau Celsius acima do período pré-industrial de 1850-1900. Esse período marca o começo do uso de combustíveis fósseis a escala industrial. “Esses marcos não são abstratos – eles refletem o ritmo acelerado da mudança climática”, destaca Samantha Burgess, líder estratégica para o clima no C3S.
Essas mudanças climáticas obviamente têm um efeito sobre eventos naturais do nosso planeta. A Espanha teve seus piores incêndios florestais dos últimos 30 anos. Nas Filipinas, 200 pessoas morreram com a passagem do tufão Kalmaegi.
De acordo com a agência Reuters, cientistas destacam que, mesmo com a tendência natural de temperaturas “flutuantes” de ano a ano, existe uma “clara tendência” das temperaturas subindo com o passar do tempo, confirmando a principal causa desse aquecimento sendo as emissões de gases do efeito estufa com a queima de combustíveis fósseis.

Nenhum comentário:
Postar um comentário