Para as pessoas que possuem uma hipersensibilidade auditiva, como pessoas dentro do espectro autista, os períodos juninos podem ser desafiadores
Via LeiaJá
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Nesta época do ano é muito típico o uso de fogos nas festividades de São João para alegrar a celebração e festejar a data. Porém, o que para algumas pessoas representa alegria e comemoração, para pessoas autistas os barulhos desses artefatos podem ser prejudiciais e servirem como gatilhos propícios a gerar medo e ansiedade, entre outras situações.
Segundo a psicóloga e neuropsicóloga, Natália Lima, para as pessoas que possuem uma hipersensibilidade auditiva a situação pode ser ainda maior. “Além de ansiedade e medo, essas pessoas podem ter desregulação emocional e sensorial, por isso, é importante manter algumas medidas”, enfatiza.
Natália Lima orienta que se prevenir desses barulhos é uma das maneiras para evitar essas situações. “Usar fone de ouvido, que iniba o ruído, escolher um ambiente com menos barulho e de iluminação mais baixa, ou mesmo conversar com a pessoa autista sobre como será o ambiente da festa e o que vai acontecer, auxiliam no controle da situação”, reforça.
Apesar das dicas, a neuropsicóloga reforça que não se deve levar a pessoa autista para ambientes que não se sinta confortável.
“Não devemos forçar as pessoas a estarem nesse ambiente. Além disso, vale ressaltar que em algumas cidades há políticas públicas que inibem essas práticas de som alto e que devemos ficar alertas se estão cumprindo as recomendações”, pontuou Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário