Cerca ce 35% dos entrevistados dizem se alinhar ao partido do presidente Lula (PT), mesmo percentual dos que se declaram apoiadores do ex-presidente Bolsonaro (PL)
Foto: Ricardo Stuckert/Flickr e Isac Nóbrega/PR

Segundo o levantamento, 35% dos entrevistados dizem se alinhar ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo percentual dos que se declaram apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O empate é inédito desde dezembro de 2022, quando o instituto começou a medir esse tipo de identificação política.
Na comparação com a rodada anterior, realizada em abril, os petistas registraram recuo de quatro pontos percentuais, enquanto os bolsonaristas cresceram na mesma proporção.
Outros 20% se classificam como neutros, enquanto 7% afirmam não se identificar com nenhum dos dois campos. Há ainda 2% que não souberam responder.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 135 municípios, entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento utiliza uma escala de um a cinco para aferir a identificação dos eleitores. Na metodologia, quem respondeu “um” ou “dois” foi classificado como bolsonarista, enquanto “quatro” ou “cinco” indicam alinhamento com o PT. Os que escolheram “três” foram considerados neutros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário