Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (24), em sua primeira viagem oficial de seu segundo mandato como líder do país norte-americano, que “adoraria ver o Canadá ser o 51º estados dos EUA”. Trump mencionou, ainda, que os canadenses teriam muitas vantagens em caso de anexação estadunidense. Via Bahia Noticias
“Historicamente, o Canadá tem sido muito mau conosco, muito injusto nas trocas comerciais”, apontou Trump, usando o fator financeiro como motivo a sua ideia de que a anexação do país vizinho seria vantajosa para as duas partes. Segundo ele, os EUA perdem, anualmente, 200 bilhões de dólares para o Canadá.
A declaração foi dada durante uma viagem do republicano à Carolina do Norte, a primeira desde que ele reassumiu o cargo. “Não teriam que se preocupar com Exército. Teriam melhor assistência médica, muito melhor. Acho que as pessoas do Canadá gostariam disso se fosse explicado”, afirmou o presidente, em coletiva.
Segundo Trump, os EUA não precisam dos produtos vendidos pelos canadenses, como carros e alimento, porque podem fazer os mesmos produtos em seu próprio território. O estadunidense ainda teria mencionado uma suposta conversa que teria tido com o agora ex-ministro do Canadá, Justin Trudeau, em que ambos debateram o assunto.
“Disse ao… Chamo ele de governador Trudeau, mas ele é o primeiro-ministro. Na época em que ele era primeiro-ministro. Perguntei a ele ‘por que faríamos isso?’ [manter as trocas comerciais], e ele foi incapaz de me dar uma resposta. Disse: ‘não sei’”, afirmou Trump na coletiva de imprensa desta sexta-feira.
No dia 6 de janeiro, Trudeau renunciou ao cargo, informando que permaneceria até na função até que um novo líder fosse eleito. Na mesma época, Trump postou um mapa do Canadá anexado aos EUA, o que gerou uma reação indignada de Trudeau, que afirmou que “Não há a menor chance”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário