Após anúncio de novas medidas de deportação por Donald Trump, Geraldo Alckmin garante assistência aos cidadãos e destaca a necessidade de políticas migratórias globais
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta sexta-feira (24) que o governo federal oferecerá total apoio aos cidadãos brasileiros deportados.
A declaração foi feita após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar novas medidas para deportar imigrantes em situação ilegal ou irregular no país.
Entenda a situação dos brasileiros deportados:
O primeiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos sob o novo mandato de Trump está previsto para chegar ao Brasil nesta sexta-feira. O pouso ocorrerá no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Minas Gerais.
Fontes do Itamaraty confirmou ao Metrópoles que 88 brasileiros foram deportados.
A última deportação de brasileiros ocorreu em 10 de janeiro, ainda sob o governo do democrata Joe Biden, e trouxe 100 pessoas ao Brasil.
Questionado sobre as ações do governo federal diante dessa situação, Alckmin garantiu apoio aos deportados e destacou a importância de discutir políticas migratórias globais.
“O governo dará todo o apoio [aos deportados]. Agora, é importante trabalharmos no sentido de estabelecer regras para a questão migratória, que hoje afeta o mundo inteiro”, afirmou o vice-presidente durante um evento da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo.
Alckmin enfatizou que a migração é um desafio global, destacando que “um mundo mais rico e mais desigual” contribui para o aumento da mobilidade migratória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário