Nova pesquisa realizada pela revista Exame em parceria com o Ideia (instituto de pesquisa especializado em opinião pública) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 40% das intenções de voto, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 29%. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) aparecem empatados em 3°, com 9% cada. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa foi realizada por telefone de 18 a 23 de março e ouviu 1.500 pessoas. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04244/2022. A diferença entre Lula e Bolsonaro caiu de 15 pontos percentuais para 11 em um mês.
O fundador do Ideia, Maurício Moura, avalia, porém, que os dados apontam uma tendência de estagnação de votos. “É importante ficarmos atentos à melhora de indicadores do presidente Jair Bolsonaro. Alguns, obviamente, estão relacionados ao aumento da popularidade, de aprovação do governo.
Porém, há outras evoluções positivas, de intenção de voto, principalmente estimulada, que estão mais alinhadas com uma maior acomodação dos antipetistas na candidatura do Bolsonaro, que não enxergam nas outras alternativas um potencial de vencer o PT no segundo turno”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário