> TABOCAS NOTICIAS : Comediante enfrenta atual presidente no 2º turno das eleições da Ucrânia

terça-feira, 2 de abril de 2019

Comediante enfrenta atual presidente no 2º turno das eleições da Ucrânia

Volodymyr Zelensky | Foto: Divulgação / Getty Images
O comediante Volodymyr Zelensky liderou os resultados do 1º turno nas eleições da Ucrânia e vai disputar a segunda fase do pleito, com o atual presidente Petro Poroshenko, no dia 21 de abril. Segundo o site G1, a Comissão Central de Eleições ucraniana anunciou nesta segunda-feira (1º) que com mais de 60% do resultado apurado, Zelensky recebeu 30,4% dos votos. 

De acordo com informações da agência de notícias France Presse, o comediante, que é novato na política, ganhou força por causa da rejeição da eleita a Poroshenko, que ficou com 16,7% dos votos do primeiro turno. A Ucrânia tem enfrentado uma grave crise econômica e escândalos de corrupção. 

"Eu gostaria de dizer obrigado a todos os ucranianos que não votaram apenas por diversão", disse Zelensky em um vídeo publicado pela transmissora Radio Free Europe/Radio Liberty, no domingo (31), segundo a CNN. 

No Twitter, o atual presidente escreveu para os eleitores jovens. "Eu gostaria de apelas para a geração mais nova separadamente hoje. Vocês veem mudanças no país, mas querem que elas sejam mais rápidas, mais profundas e mais qualitativas. Eu entendi os motivos dos seus protestos. Eu escutei vocês", disse. "Está nas mãos de vocês, ucranianos, decidir que rumo o país seguirá, quem será o comandante supremo que irá representar a Ucrânia em encontros internacionais com líderes ocidentais e em conversas com Moscou", continuou. 

A CNN informou que na semana passada, Poroshenko tuitou sobre a Rússia, afirmando que Vladimir Putin, presidente do país, é o seu principal oponente. "Quando questionado sobre quem é meu aliado, com quem estou disposto a me unir e coordenar minhas ações, eu respondo: o meu aliado é o povo da Ucrânia", escreveu. "Quem é meu oponente? Eu não tenho vergonha de dizer abertamente: esse oponente é Putin". 

A ex-primeira ministra Yulia Tymoshenki, ativista política que liderou movimentos pró-Europa nas últimas décadas, ficou em terceiro lugar no pleito. Com discursos incisivos contra a corrupção, ela chegou a liderar com folga as pesquisas, mas despencou no momento em que perdeu votos para Zelensky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário