> TABOCAS NOTICIAS : Esforço para melhorar diálogo com Governo deve vir do Legislativo, aponta pesquisa Surgentis

domingo, 28 de abril de 2019

Esforço para melhorar diálogo com Governo deve vir do Legislativo, aponta pesquisa Surgentis

/PRNewswire/ 
De acordo com pesquisa do Instituto Surgentis feita entre 6 e 9 de abril, Câmara e Senado precisam se esforçar mais para melhorar o diálogo com o Poder Executivo. Pelo menos, é assim que pensam 52% dos participantes do levantamento, contra 26% que acham que os esforços precisam vir dos dois lados e 16% que acreditam que cabe ao governo melhorar o diálogo.

Os pontos de conflito entre a agenda do Executivo e a pauta do Congresso se acumulam e incluem temas como a votação do salário mínimo, a aprovação da reforma da previdência, a tramitação do pacote anti-crime e a CPI da Lava Toga.

De forma geral, as pessoas consultadas pelo Instituto Surgentis não acham que caiba ao Presidente manter uma base de parlamentares, visto que para 44% dos entrevistados ele não precisa negociar apoios no Congresso. Para 28%, a solução para entrar em consenso e conseguir aprovar as matérias de interesse do Executivo é oferecer benefícios para a população nos estados de origem dos parlamentares. Práticas associadas com a "velha política" como a liberação de emendas parlamentares e a troca de cargos foram amplamente rechaçadas com apenas 4% e 1% dos votos, respectivamente. Cerca de 22% das pessoas apresentaram soluções diversas, como "melhorar o diálogo", "sabedoria" e "pressão por parte da população", dentre outros.

O Instituto Surgentis abriu a pesquisa para participação de todos os interessados entre 06 e 09 de abril. Todos os estados brasileiros têm pessoas representadas na amostra. A coleta ocorreu por questionário online, com metodologia não-probabilística, chamada de "Snowball sampling" (literalmente amostra "bola de neve"). Nessa técnica, quem participa ou recebe o link para participar, ao final pode indicar outras pessoas para também responder – e assim a amostra vai crescendo.

Na metodologia do estudo online do Instituto Surgentis, o objetivo é permitir o máximo de participação possível. A cada novo participante que convida seus conhecidos, a abrangência dos resultados aumentam. À medida que a amostra cresce, o acúmulo de dados se torna útil.

A técnica é apropriada para estudos de populações em redes sociais. Os resultados representam a opinião das pessoas que participam e são bons parâmetros para medir tendências de comportamentos – já que há mobilização de grupos de interesse e de pessoas engajadas para participar especificamente naqueles temas pesquisados.  FONTE Surgentis / BRASÍLIA, Brasil, 26 de abril de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário