A Secretaria de Assistência Social (SAS) de Itabuna tem acompanhado e prestado apoio as famílias vitimadas do incêndio ocorrido nesta segunda-feira (14), na Vila da Paz, localizada no semi anel rodoviário de Itabuna.
A SAS mobilizou a equipe do Plantão Social, Programa do Departamento de Proteção Social Básica II, que se encontra preparado para atender emergencialmente as famílias em situação de risco pessoal e social, orientando, encaminhando e assistindo.
Inicialmente foi feito levantamento para averiguar quantidade exata de desabrigados, como também oferecido aos mesmos, o benefício do Aluguel Social, porém as famílias mostram resistência quanto a saírem da Vila e continuam no local, abrigados por vizinhos, amigos e parentes.
Na manhã desta terça-feira, os técnicos do Programa Plantão Social, se dirigiram aos Cartórios e ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) para iniciar a retirada de 2ª via dos documentos perdidos no incêndio.
A Senhora Nilza Mendes Nascimento, 45 anos, mãe de 08 crianças, foi uma das vítimas do incêndio, além de ficar sem moradia, perdeu os móveis e documentos de todos da casa. Com lágrimas nos olhos, Dona Nilza lamenta pela situação em que se encontra, porém não quer sair dali e aderir ao benefício do Aluguel Social. “Nós sobrevimos da venda de peixe, pescados no rio que passa ao lado de nossa casa e sair pra um local distante vai tornar difícil essa prática.” Justifica a Dona de casa.
O titular da SAS Francisco Edes, por sua vez, informou sobre as vantagens trazidas caso aceitem a ajuda da Secretaria. “Todos já estão escritos no Programa Minha Casa, Minha Vida e permaneceriam com o benefício do Aluguel Social até a entrega de sua casa em condições dignas de moradia”.
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