Fuzilamentos de nove estrangeiros e um indonésio, todos condenados por tráfico de drogas, deverão acontecer após 24 de abril. Entre eles está o brasileiro Rodrigo Gularte
Poucas horas após protestar contra a execução de uma segunda cidadã indonésia na Arábia Saudita, o governo da Indonésia confirmou nesta sexta-feira (17) a execução por fuzilamento de nove estrangeiros e um indonésio condenados por tráfico de drogas.
O porta-voz da promotoria pública, Tony Spontana, afirmou que, a não ser que algo imprevisível aconteça, as execuções dos dez condenados acontecerão ainda neste mês, depois da Conferência Ásia-África. O encontro se encerra em 24 de abril.
Entre os condenados está o brasileiro Rodrigo Gularte, detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos numa prancha de surfe. Autoridades brasileiras tentam impedir a condenação, argumentando que ele sofre de esquizofrenia, mas as tentativas não deram resultado.
Além de Gularte, deverão ser executados cidadãos de Austrália, Nigéria, Filipinas, França e Gana. A embaixadora de França em Jacarta alertou para a possibilidade de consequências nas relações bilaterais caso o cidadão francês venha a ser fuzilado.
Na quinta-feira, o governo indonésio protestou contra a execução de uma cidadã do país na Arábia Saudita, convocando o embaixador saudita para explicações. A mulher havia sido condenada pelo assassinato de uma criança de 4 anos. LEIA MAIS »
Nenhum comentário:
Postar um comentário