"Esquerda" e "Direita" são muitas vezes apresentados como opostos, embora um indivíduo ou grupo em particular possa eventualmente assumir uma posição mais à esquerda numa matéria e uma postura de direita ou até de extrema-direita noutras.
Há um consenso geral de que a esquerda-política inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas socialistas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, comunistas e anarquistas.
Enquanto a direita-política inclui capitalistas, neoliberais, económico-libertários, conservadores, reacionários, neoconservadores, alguns grupos anarquistas,9 monarquistas, teocratas (incluindo parte dos governos islâmicos), nacionalistas, fascistas, e nazis.
No Brasil atual
A "esquerda", é quem favorece o controle estatal da economia e a interferência ativa do governo em todos os setores da vida social, colocando o ideal igualitário acima de outras considerações de ordem moral, cultural, patriótica ou religiosa. De outro.
A "direita", é quem favorece a liberdade de mercado, defende os direitos individuais e os poderes sociais intermediários contra a intervenção do Estado e coloca o patriotismo e os valores religiosos e culturais tradicionais acima de quaisquer projetos de reforma da sociedade. http://www.netcina.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário