Um homem paralisado do pescoço para baixo conseguiu mexer a mão através do pensamento.
Esta é a primeira vez que um tetraplégico consegue movimentar o próprio corpo, sem membros biônicos.
O norte-americano Ian Burkhart, 23 anos, superou as expectativas dos médicos.
Ele foi o primeiro paciente a usar o aparelho Neurobridge, que estabelece uma ligação entre o cérebro e os músculos, permitindo o controle voluntário dos membros paralisados.
Ian conseguiu abrir e fechar a mão e segurar uma colher, através dos pensamentos descodificados por um micro-chip.
Após ter sido voluntário para os testes, o jovem, de Ohio, Estados Unidos, foi submetido a uma cirurgia para fazer o implante do micro-chip.
A informação é descodificada por um computador que, posteriormente, transmite os "comandos" a uma manga de eletrodos que foi colocada no braço de Ian para estimular os músculos.
Após várias sessões práticas, Ian Burkhart conseguiu, finalmente, ter sucesso.
"Aquilo de que sinto mais falta é de ser independente. Tenho de depender sempre das outras pessoas. Seria fantástico conseguir fazer algo tão simples como abrir uma garrafa de água sozinho", disse Ian no final do teste.
A cirurgia
"É muito semelhante ao bypass - cirurgia que faz uma ligação alternativa nas artérias evitando as artérias lesionadas - mas em vez de fazermos ligações arteriais estamos fazendo um bypass de sinais elétricos”, explicou Chad Bouton, o líder pesquisa realizada pela organização tecnológica Battelle, em parceria com a Universidade do Ohio.
Ian Burkhart fraturou a coluna em 2010 quando mergulhava, na costa da Carolina do Norte.
A água tinha menos profundidade do que julgava e ele acabou batendo contra um cordão de areia, perdendo de imediato os movimentos do corpo.
Ian salvo por amigos e, logo de seguida, transportado de helicóptero para o hospital.
Com informações da NBC*Tradução Kariane Costa*Matéria sugerida por Karen Gekker*Foto: divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário