Uma iniciativa louvável como esta merece não apenas os parabéns a equipe de profissionais e voluntários que fizeram com que o projeto acontecesse, mas também o reconhecimento de toda a sociedade regional beneficiada”. A declaração foi feita pelo secretario de Saúde de Itabuna, Geraldo Magela, que representou o prefeito Capitão Azevedo, no Mutirão do Diabético, promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita) e realizado no último sábado (12), na praça Rio Cachoeira.
Através da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura esteve atuando no atendimento à população com a participação de diversos profissionais e técnicos de saúde. O evento, que já está na sétima edição, está incluído no calendário mundial da Federação Internacional do Diabetes e tem como objetivo maior a prevenção do diabetes, uma doença que de acordo com a Organização Mundial de Saúde se tornará uma epidemia, já que a cada cinco segundos, uma pessoa no mundo contrai a doença.
Durante todo o sábado, foram realizados exames e avaliações no olho, pé e rim de portadores de diabetes, com os casos mais complexos encaminhados para tratamento, avaliação renal com exames bioquímicos (urina, creatinina, uréia, glicemia).
Já os pacientes com risco de cegueira foram submetidos a tratamento da retina com fotocoagulação a laser no próprio hospital. Nos estandes espalhados pela praça também aconteceu a Feira Multidisciplinar de Saúde, com serviços relacionados ao diabetes, como medida de glicemia, pressão arterial, nutrição, orientação endocrinológica, cardiológica, oficina do pé diabético, como usar a insulina, auto-monitorização, orientação física, terapia ocupacional e suporte psicológico, previdência social, orientação jurídica, odontológica, gestacional, urológica, e obesidade diabética.
Um dos destaques foi a Campanha Nacional de Detecção de Novos casos de Diabetes da Federação Nacional das Entidades e Associações do Diabetes, com cerca de quatro mil exames de glicemia capilar.
O coordenador geral do Mutirão do Diabético, Rafael Andrade disse que a realização do evento foi possível porque contou com o apoio de toda a sociedade organizada, “neste que é o maior evento de prevenção e tratamento de diabetes do país, o que é um motivo de orgulho para Itabuna”, afirmou. Texto: Rosi Barreto Foto: Vinicius Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário