Uma comissão integrada pelos professores Luis Rogério Leal Bastos, Dirceu Martins, Marcelo Embiruçu, Joana Angélica Guimarães da Luz e Eduardo Luiz Andrade Mota, da Universidade Federal da Bahia, chega à Itabuna na quinta-feira (10) para um encontro com o prefeito Capitão Azevedo e de uma audiência pública no auditório da FTC sobre o projeto de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), que segundo o projeto 2207, em tramitação na Câmara Federal, terá sua reitoria em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
O anúncio foi feito pelo secretário da Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, ao participar na Câmara Municipal de Itabuna, de um Seminário de Implantação da Ufesba, coordenado pelo vereador Wenceslau Júnior e com as participações do vice-prefeito de Itabuna, Antônio Vieira; do professor Antônio Simões, da Secretaria de Ensino Superior do MEC –Sesup; da deputada federal Alice Portugal, do PCdoB; da pró-reitora de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Dinalva Melo; da vice-reitora da Uesc, Adélia Pinheiro e do representante dos estudantes da Uesc, Tiago Fernandes.
O vice-prefeito Antônio Vieira elogiou a realização do seminário, que reúne políticos de Itabuna e de outros municípios, além de um público formado por professores, estudantes e lideranças da comunidade, “para discutir um projeto de dimensão regional e que está acima das questões partidárias pela sua importância econômica, social e cultural”. Ele também defendeu a implantação do campus de Itabuna em uma área de fácil acesso e próxima ao centro da cidade.
Já o secretário Gustavo Lisboa apresentou um informe sobre a visita à região da comissão pedagógica da UFBa, que estuda a implantação da nova universidade, através de uma interlocução com o município de Itabuna: “A ideia é identificar as demandas regionais através de um debate técnico de alto nível e acima dos partidos”.
Ele defendeu a inclusão de professores da região na comissão que estuda a implantação Ufesba e citou entre os cursos com potencial de criação os das áreas de odontologia, de formação em tecnologia, gestão pública, meio ambiente e mesmo no campo da música: “O que sintetiza este como um grande momento, ou seja, o ponta-pé inicial de um projeto importante para todos nós”.
O professor Antônio Simões fez uma reflexão sobre o programa de expansão do ensino superior no Brasil, que atinge a sua terceira fase agora e informando sobre a tramitação do projeto que está na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, da Câmara Federal.
Já a deputada Alice Portugal apresentou um histórico da luta do seu partido para a criação da nova universidade e do seu empenho para acompanhar a tramitação do projeto. Ela também vai tentar a relatoria do projeto da Câmara dos Deputados.Texto: Kleber Torres - Foto: Valdir Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário