Além do início da construção da Creche-Escola do bairro Nova Ferradas, na zona oeste da cidade, Itabuna poderá ser contemplada com a implantação de outras sete novas unidades do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito pelo prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, e o secretário da Educação, Gustavo Lisboa.
Para isto, o governo municipal acaba de cadastrar junto ao Sistema Integrado de Monitoramento do MEC sete projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação (SEC) e a Secretaria Municipal de Planejamento, solicitando a construção de creches-escola dos bairros Fonseca, Jardim Primavera (Caic-Jorge Amado), Santa Inês, São Pedro, Monte Cristo, Lomanto Júnior e Novo Horizonte. As novas unidades terão o mesmo padrão e infraestrutura que a Creche-Escola Gil Nunesmaia que já funciona no bairro Jorge Amado, com capacidade para atender, cada uma, 250 crianças de 0 a 5 anos e meio.
“Mais uma vez, Itabuna dá um passo importante para ampliar o atendimento integral às crianças pequenas e auxiliar as famílias no desenvolvimento dos seus filhos, com a oferta de educação e alimentação de qualidade”, frisou o Capitão Azevedo. O prefeito ressaltou que os estudos desenvolvidos pela Prefeitura indicam uma demanda reprimida de 21 creches-escola no município.
“Com isso, constatamos que mais de 5 mil crianças com idade de 0 a 5 anos precisam ser assistidas na creche e pré-escola. Portanto, é imprescindível que o município seja contemplado com essas verbas federais para que os pais possam ter mais segurança para deixar seus filhos assistidos enquanto estiverem trabalhando”, disse o prefeito. Azevedo destacou que as novas unidades, incluindo a que será construída em Nova Ferradas, irão atender a quase 2 mil crianças.
Investimentos em educação
O prefeito lembrou que os investimentos em Educação têm sido uma prioridade de governo. O chefe do executivo destaca que nos últimos três anos o município vem aplicando recursos próprios na melhoria da qualidade da educação oferecida na rede municipal de ensino, inclusive com a suplementação da alimentação oferecida nas escolas. Ele destaca ainda o projeto da Escola em Tempo Integral, implantado no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), que proporciona a 600 alunos estudantes, além da educação formal nas diversas disciplinas curriculares, capacitação em oficinas de arte e cultura, informática, dança, dentre outros.
Azevedo observa que a valorização do magistério também tem sido uma constância na atual administração, tanto com a melhoria salarial – este ano a categoria tem o maior percentual de aumento dos últimos tempos, 15,85% - bem como com a viabilização de projetos de graduação de nível superior e em formação continuada.
“Nós acreditamos que a Educação é base de todo o desenvolvimento. Prova disso é que o nosso município vem se consolidando como um pólo de prestação de serviços educacionais e acaba de ser contemplado com a implantação da sede da Universidade Federal do Sul da Bahia. Portanto, continuaremos priorizando investimentos neste setor”, elucidou o prefeito.Texto: Erivaldo Bomfim Fotos: Pedro Augusto e Valdir Gomes Leia mais em http://www.itabuna.ba.gov.br/portal/noticia/336/itabuna-pleiteia-sete-novas-creches-escola-junto-ao-mec
Nenhum comentário:
Postar um comentário