O mercado de bebidas do Brasil se torna alvo de um assédio internacional e até a cachaça é agora alvo de investidores internacionais. Depois da compra no início da semana da Schincariol pelo grupo japonês Kirin, nesta quinta-feira, 4, foi a vez da italiana Davide Campari-Milano anunciar a aquisição da marca brasileira de cachaça Sagatiba por US$ 26 milhões.
A aposta é de que o consumidor brasileiro, com uma renda cada vez melhor, estará cada vez mais inclinado a pagar mais por uma cachaça de qualidade.
No mercado de bebidas, a aquisição foi considerada como simbólica. O acordo demonstra que investidores internacionais estão dispostos em apostar em produtos tipicamente nacionais para também lucrar com o consumo em expansão.
A Campari ainda pagará um valor adicional equivalente a 7,5% das vendas anuais da Sagatiba durante os próximos oito anos. Em 2010, a Campari já havia acertado um acordo de distribuição da marca no Brasil e América Latina. O entendimento permitiu que o produto fosse distribuído em 40 países pelo mundo.
Agora, a opção foi pela compra de 100% das ações da Sagatiba, que havia sido fundada pelo empresário Marcos de Moraes em 2004 e colocou no mercado marcas como Pura, Velha e Preciosa. As vendas da empresa chegaram a 112 mil caixas de nove litros cada em 2010, uma expansão de 21,6% em média entre 2005 e 2010.De http://blogs.estadao.com.br/
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