> TABOCAS NOTICIAS : Saque-aniversário do FGTS é liberado para trabalhadores nascidos em janeiro

.

.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Saque-aniversário do FGTS é liberado para trabalhadores nascidos em janeiro

Saque-aniversário pode ser retirado em até 90 dias por quem optou pela modalidade
Por Ananda Costa * AratuOn
Foto: Joedson Alves | Agência Brasil
Os trabalhadores nascidos em janeiro que aderiram ao saque-aniversário do FGTS já podem acessar os valores disponibilizados pela modalidade, com prazo para movimentação que segue até o fim de março.

A liberação do saque-aniversário ocorre conforme o mês de nascimento do trabalhador e autoriza a retirada de uma parcela do saldo do Fundo de Garantia uma vez por ano. Para os aniversariantes de janeiro, o resgate pode ser realizado ao longo de 90 dias.

Segundo a Caixa Econômica Federal, a modalidade está disponível para trabalhadores que optarem formalmente pelo saque-aniversário e tenham valores aptos para liberação. A adesão é facultativa e pode ser feita uma vez por ano, conforme as regras vigentes.

A liberação dos recursos do FGTS se soma a outras medidas econômicas previstas para estimular o consumo e aquecer a economia no início de 2026. Entre elas estão o reajuste do salário mínimo para R$ 1.621 a partir de janeiro e a ampliação da isenção do imposto de renda para trabalhadores com renda mensal de até R$ 5 mil.

Novas regras do saque-aniversário do FGTS
As novas regras que limitam a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começaram a valer no dia 1 de novembro de 2025. A medida, aprovada pelo Conselho Curador do FGTS e implementada pela Caixa Econômica Federal, altera o funcionamento dos empréstimos que permitem ao trabalhador adiantar valores futuros do fundo.

Segundo o Ministério do Trabalho, o objetivo é evitar que trabalhadores fiquem desamparados em caso de demissão e reduzir o impacto da modalidade sobre os recursos do FGTS, que também financiam programas habitacionais e obras de infraestrutura. À época do anúncio da mudança, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, classificou o saque-aniversário como uma “armadilha” para os trabalhadores e lembrou que o governo desbloqueou, no início do ano, cerca de 12 bilhões de contas do Fundo.

Atualmente, 21,5 milhões de trabalhadores — o equivalente a 51% das contas ativas do FGTS — aderiram ao saque-aniversário, e cerca de 70% deles já realizaram operações de antecipação junto a bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário