> TABOCAS NOTICIAS : JEQUIÉ-BA: Comerciante de Ubatã aguarda há mais de 50 dias por cirurgia cardíaca no Hospital Prado Valadares

.

.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

JEQUIÉ-BA: Comerciante de Ubatã aguarda há mais de 50 dias por cirurgia cardíaca no Hospital Prado Valadares

Foto: Reprodução/Ubatã Notícias
O comerciante ubatense Osvaldo Souza Cachoeira, de 62 anos, conhecido popularmente como Val, enfrenta uma longa espera por uma cirurgia cardíaca considerada essencial para sua sobrevivência. Internado há mais de 50 dias no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, ele necessita implantar uma ponte de safena devido a um grave problema no coração.   *Com informações do Ubatã Notícias

Inicialmente, o procedimento cirúrgico estava agendado para meados de dezembro no Hospital Calixto Midjet Filho, em Itabuna. No entanto, segundo familiares, a cirurgia foi cancelada por falta de material hospitalar. Posteriormente, o procedimento foi remarcado para esta terça-feira, 06 de janeiro, mas acabou sendo novamente suspenso. Desta vez, conforme informado à família pelo setor de cirurgia do Prado Valadares, o motivo seria a falta de sangue no banco do hospital.

Os familiares contestam essa justificativa e afirmam que, desde dezembro, houve uma mobilização solidária que resultou na doação de sangue por mais de 20 pessoas, justamente para garantir a realização da cirurgia.

Além da preocupação com o estado de saúde de Val, a família relata desgaste emocional e financeiro. Os custos aumentaram devido à necessidade de presença constante no hospital e à contratação de um cuidador. Ainda segundo os familiares, o comerciante está emocionalmente abalado, chorando com frequência em razão da demora para a realização do procedimento.

O caso tem gerado apreensão entre amigos e familiares e levanta questionamentos sobre a demora no atendimento e as condições para a realização de cirurgias de alta complexidade na rede pública de saúde da Bahia. “A fila de regulação da Bahia é a fila da morte”, protestou um familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário