> TABOCAS NOTICIAS : Jovem desaparecido no Pico do Paraná é encontrado com vida após cinco dias

.

.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Jovem desaparecido no Pico do Paraná é encontrado com vida após cinco dias

Jovem abandonado por amiga no Pico Paraná é encontrado com vida após cinco dias desaparecido
O jovem não era visto desde a manhã de quinta-feira (1º), após iniciar uma trilha acompanhado de uma amiga, que seguiu em ritmo mais acelerado e o deixou para trás durante a descida
Por: Guilherme Guerra * defatoonline
Foto: Reprodução
O jovem Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, que estava desaparecido no Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5). A confirmação da localização do paradeiro de Roberto Farias foi feita pelo perfil @resgaterobertopicoparana, no Instagram.

O jovem não era visto desde a manhã de quinta-feira (1º), após iniciar uma trilha acompanhado de uma amiga, que seguiu em ritmo mais acelerado e o deixou para trás durante a descida. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Roberto começou a trilha por volta das 13h do dia 31 de dezembro e passou mal em alguns momentos da subida. O grupo chegou ao cume, a 1.877 metros de altitude, o ponto mais alto da Região Sul do país, por volta das 4h do dia 1º de janeiro.

Foto: Reprodução
 
Durante o percurso, a dupla encontrou outros grupos de montanhistas. Na descida, iniciada por volta das 6h30, eles seguiram com um desses grupos até um ponto antes de um acampamento. Em seguida, a jovem encontrou outros trilheiros e continuou com eles, enquanto Roberto manteve um ritmo mais lento e acabou ficando para trás. Outro grupo, que caminhava mais devagar, passou pelo local onde o jovem teria ficado, mas não o encontrou. Segundo os bombeiros, Roberto estava sem celular e não possuía experiência em montanhismo.

As buscas pelo jovem desaparecido mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros do Paraná, com apoio de helicópteros e drones equipados com infravermelho, além de acesso por rapel em áreas consideradas estratégicas. Montanhistas voluntários também auxiliaram nas operações.

O desaparecimento havia sido registrado na Polícia Civil do Paraná, que abriu boletim de ocorrência em Campina Grande do Sul. Investigadores estiveram no local e ouviram familiares e pessoas que participaram da trilha, incluindo a mulher que o acompanhava.

Durante as buscas, o Instituto Água e Terra restringiu o acesso ao Parque Estadual Pico Paraná, fechando temporariamente os caminhos para os morros Caratuva, Pico Paraná, Getúlio e Itapiroca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário