Raul Aires, de 12 anos, estuda em escola pública usou um computador doméstico para encontrar os asteroides
- Foto: reprodução / Gazeta do RN
Esse menino tem futuro! O brasileiro Raul Aires, de 12 anos, descobriu dois asteroides e recebeu um certificado da Nasa, agência americana de aeronáutica e espaço.
Raul é nordestino e estuda em uma escola pública em Carpina, município no interior de Pernambuco.
Os asteroides que o garoto identificou ficam entre Marte e Júpiter, em uma área conhecida como Cinturão de Asteroides. Por Rinaldo de Oliveira / SNB
“Mostrei para os meus pais. E eu contribuí bastante com a ciência, e eu fiquei feliz com isso. É bom porque você passa o tempo e ainda assim você ajuda muito a ciência”, dissem o jovem o pernambucano.
Como conseguiu
Raul usou o computador de casa e acessou imagens de satélite de um megatelescópio da Nasa que fica no Havaí, Estados Unidos. Agora, ele abriu uma vaquinha para comprar um computador ideal para continuar suas buscas.
O garoto se inscreveu em um programa desenvolvido pela Nasa por meio do Departamento de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica, que recruta voluntários em diferentes partes do mundo.
Quem encontra, colabora com a ciência e ajuda a popularizar a astronomia.
Depois de localizar o asteroide, o caçador envia um relatório para a Nasa com o tamanho, localização e velocidade em que ele está. Os especialistas analisam tudo antes de confirmar a descoberta.
Chegada do certificado
Todo orgulhoso do filho, o pai se disse impressionado com a inteligência do menino:
“Um aluno de escola pública. Eu ensinei o básico do básico. Ele é autodidata, vai pesquisando e hoje muita coisa ele que me ensina. Com certeza um orgulho”, disse o pai, Júlio Aires.
Programa no Brasil
Esse programa começou a ser desenvolvido no Brasil em 2020.
Mais de 13 mil pessoas já participaram, mas poucas como o Raul encontraram asteroides.
Raul Aires, de 12 anos, é de Carpina, Pernambuco e encontrou o asteroide neste computador de casa – Foto: reprodução / TV Globo / Com informações da GazetaDoRN e SNB
Nenhum comentário:
Postar um comentário