Multidão acompanhou leitura da carta em defesa da democracia, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
- Foto: REUTERS / Amanda Perobelli
A foto acima, tirada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, correu o mundo. Ela mostra um dos atos pela democracia no Brasil, promovidos nesta quinta, 11 de agosto de 2022, em diversas universidades brasileiras. Um dia histórico!
A leitura da carta em defesa da democracia no nosso país foi destaque nos maiores jornais do mundo. Veículos de imprensa dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha, entre outros, – e diversas agências internacionais de notícias – publicaram reportagens a manifestação no centro de São Paulo para pedir respeito à democracia no Brasil
Em São Paulo, o evento reuniu juristas, artistas, empresários e movimentos sociais para pedir respeito ao sistema eleitoral no Brasil, em uma carta importante lida à nação. O movimento apartidário, que aconteceu simultaneamente em diversas outras universidades brasileiras, foi uma demonstração de união, força e resistência.
Carta com quase 1 milhão de assinaturas
No ato, foi lido um manifesto intitulado “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito”.
O documento foi organizado por ex-alunos da Faculdade de Direito da USP e conta com mais de 930 mil signatários.
A manifestação foi reproduzida em várias universidades públicas do Brasil no mesmo dia.
Repercussão nos jornais internacionais
Reino Unido – ‘The Guardian’
O jornal afirmou que a carta recebeu apoio de pessoas importantes em setores empresariais, políticos, cientistas e artistas, e foi publicada depois que o presidente Jair Bolsonaro aumentou seus ataques ao sistema de votação e que as pessoas foram convocadas a fazer protestos na rua uma última vez antes das eleições, em 2 de outubro. Leia tudo no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário