> TABOCAS NOTICIAS : Estudo indica que vacinas são eficazes contra cepa indiana

domingo, 23 de maio de 2021

Estudo indica que vacinas são eficazes contra cepa indiana

Um estudo realizado pelo governo do Reino Unido mostrou que as vacinas contra a Covid-19 da Pfizer e da Universidade de Oxford/AstraZeneca, aplicadas no Brasil, são eficazes contra a variante B.1.617.2 originada na Índia. A informação foi divulgada pelo Financial Times. 

Duas doses dos imunizantes ofereceram cerca de 81% de proteção contra a variante, segundo análise do Nervtag (New and Emerging Respiratory Virus Threats Advisory Group), que monitora as doenças respiratórias virais. Apenas uma dose da vacina ofereceu proteção de 33% contra a cepa. Os dados ainda não foram publicados e analisados por outros cientistas. "Cientistas da Public Health England estão avaliando a eficácia das vacinas contra a variante B.1.617.2 de Sars-Cov-2. Estaremos publicando os resultados desta avaliação no devido tempo", afirmou representante do Sistema Público de Saúde da Inglaterra. 

Os cientistas também analisaram a eficácia das duas vacinas contra a variante B.1.1.7 do coronavírus, que surgiu no próprio Reino Unido. Para essa cepa, a primeira dose forneceu 51% de proteção e as duas, 87%. Para o epidemiologista do Imperial College de Londres, Neil Ferguson, esses dados indicam que uma dose de vacina foi cerca de 20 a 50% menos eficaz contra a variante indiana, quando comparada com a variante do Reino Unido. 

O primeiro caso da cepa no Brasil foi registrado nesta quinta-feira (20), mas não há registro de infecção comunitária. O Ceará analisa um caso suspeito. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a variante B.1616 é mais transmissível que a cepa original do vírus. A variante foi apontada como um dos motivos para a explosão de casos no país indiano nas últimas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário