> TABOCAS NOTICIAS : Música vira instrumento de transformação em comunidades do AP

sábado, 10 de abril de 2021

Música vira instrumento de transformação em comunidades do AP

Crianças que aprendem música na Associação Essência - Foto: divulgação
A Associação Essência nasceu do amor pela música e hoje toca a vida de milhares de pessoas no Amapá. Sim, é a música como instrumento de transformação social.

Primeiro os sons mudaram a vida de Elias Tavares, fundador da Associação Essência. A música o levou a lugares inimagináveis e despertou nele a vontade de fazer mais através do que a arte é capaz.

“Quando passei no concurso da Banda de Música dos Bombeiros do Amapá e me mudei para a capital, Macapá, tentei trabalhar voluntariamente em escolas de música, nas igrejas… Até que um dia tive a ideia de promover um Festival de Música. Percebi que existia uma carência enorme de escolas de música nos municípios da região. Os músicos eram formados em igrejas, com amigos e se viravam, entendi que poderíamos fazer um trabalho muito maior com eles. Foi aí que a associação começou a dar seus primeiros passos”, conta Elias sobre a fundação.

O projeto criado tinha como meta ensinar música aos jovens que já se dedicavam à ela de alguma forma. Criou-se então o Sistema de Bandas e Orquestras do estado do Amapá.

E, graças a esse sistema, nasceram polos nas comunidades, financiados por editais e com a ajuda da comunidade.

“O trabalho dele mobilizou pessoas, instituições e empresas em prol de uma mudança na comunidade. A música foi o instrumento que gerou aproximação, cuidado e oportunidade de transformação na vida das pessoas e isso é incrível”, contam Iara e Eduardo, os Caçadores de Bons Exemplos.

Orquestra quilombola
A comunidade valorizava o projeto social e a cultura local graças a esses estudos da música e todo esse engajamento. Mais em https://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário