Foto: Divulgação / SVS
Com a população focada em receber a vacina contra o novo coronavírus, outros imunizantes importantes estão sendo deixados de lado. Um exemplo é a vacina pneumocócica conjugada 13-valente, que previne cerca de 90% das doenças graves em crianças. Entre elas, pneumonia, meningite e otite.
Em setembro de 2019, a vacina ficou disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). Em 2020, o Plano Nacional de Imunização ampliou o acesso para parte da população que sofre com algum grau de imunodepressão.
Apesar disso, o ano passado registrou uma queda brusca na procura por vacinas. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª edição, ela revelou que o Ministério da Saúde ampliou para julho de 2021 a indicação deste imunizante.
Vale lembrar que, segundo a especialista, as vacinas estão disponíveis no CRIE e não é necessário deslocamento ao local para acessá-las. Na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), o indivíduo que precisar pode pedir uma solicitação e, a partir disso, se essa pessoa se enquadrar em uma das condições citadas acima, será enviada a vacina solicitada para a UBS em questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário