Foto: Divulgação
País mais afetado do mundo pela pandemia de Covid-19, os Estados Unidos devem ter 100 milhões de vacinados contra a doença em menos de dez dias. O plano do presidente Joe Biden era alcançar esse número no dia 30 de abril, que marca o centésimo de seu mandato. As informações são do G1.
Atualmente, mais de duas milhões de doses de vacina são aplicadas por dia, segundo levantamento feito pela Bloomberg, tornando os EUA responsáveis por 31% das doses aplicadas diariamente no mundo. A primeira dose já foi aplicada em 16% dos cidadãos americanos, enquanto a segunda foi em 8%. Seguindo nesse ritmo, a nação terá 75% de sua população imunizada em seis meses.
Os imunizantes utilizados por lá são os da Pfizer/BioNTech e Moderna. Nesta semana, a vacina da Johnson & Johnson, que é em dose única, também começou a ser aplicada.
Em comparação com o Brasil, por exemplo, o ritmo é absurdamente maior. Nosso país tem 3,6% da população imunizada com a primeira dose, e 1,1% com a segunda. O período estimado para atingir 75% de vacinados é de 2,7 anos.
O levantamento mostra, ainda, que a vacinação foi iniciada em 111 países, e o mundo tem média de 6,58 milhões de doses aplicadas por dia.
O número de casos também vem reduzindo nos EUA. Após um pico de 299 mil infectados no dia 2 de janeiro, a diminuição gradativa resulta, atualmente, em 70 mil diários. No total, o país contabilizou 28,8 milhões de casos desde o início da pandemia, que resultaram em 520 mil mortes.
Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.775 óbitos, segundo a Universidade Johns Hopkins. Alguns estados, entretanto, têm liberado algumas restrições sobre uso de máscaras. Biden desaprova, classificando isso como "pensamento de neandertal".
O levantamento também mostra que ao menos 111 países já iniciaram a vacinação. No atual ritmo de imunização global, de 6,58 milhões de doses aplicadas por dia, serão necessários 4,7 anos para vacinar 75% da população mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário