Prótese ultraprecisa para amputados - Foto: reprodução / Universidade de Michigan
Cientistas da Universidade de Michigan apresentaram uma prótese ultraprecisa, controlada pela mente, que devolve os movimentos a amputados e a sensação de “ter a mão de novo”.
O novo modelo capta sinais fracos e latentes dos nervos dos braços e os amplifica, para permitir que a pessoa tenha um controle intuitivo dos dedos, em tempo real, em uma mão robótica. (vídeo abaixo)
“Este é o maior avanço no controle motor de pessoas com amputações em muitos anos”, disse Paul Cederna, que é o professor universitário de cirurgia plástica Robert Oneal na Faculdade de Medicina da UM e professor de engenharia biomédica.
O trabalho envolve pequenos enxertos musculares e algoritmos de aprendizado de computador.
“Desenvolvemos uma técnica para fornecer controle individual dos dedos de dispositivos protéticos, usando os nervos no membro residual de um paciente. Com isso, conseguimos fornecer alguns dos controles protéticos mais avançados que o mundo já viu”, afirmou.
Em um artigo publicado esta semana na Science Translational Medicine, Paul Cederna e a pesquisa Cindy Chestek, professora associada de engenharia biomédica na UM College of Engineering descrevem os resultados com quatro participantes do estudo, que estão usando o braço Mobius Bionics LUKE. Leia mais em https://www.sonoticiaboa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário