CNH Social 2020: entenda quem pode participar e quais benefícios (Imagem:Reprodução/Google)
Alguns cidadãos brasileiros podem tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita por meio de um programa do Departamento Estadual de Trânsito, mais conhecido como CNH Social. Entenda quem pode participar e quais são os benefícios.
Para a habilitação da categoria A, para motos e a categoria B para veículos, devem ser inscritos jovens entre 18 a 27 anos completos na data da inscrição. É necessário comprovar a renda individual de até três salários mínimos, e saber ler e escrever. FDR
Já para a habilitação profissional para o transporte é necessário ter entre 21 e 50 anos completos na data de inscrição, comprovar renda individual de até três salários mínimos e saber ler e escrever.
Além disso, é necessário ter a CNH na categoria B (há pelo menos 12 meses), C ou D, sem ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou média com reincidência nos últimos 12 meses.
O período de inscrição na CNH Social é realizado diretamente no site do Detran do Estado, o período vai depender da organização do próprio governo.
São necessários apresentar alguns documentos no momento de preencher a ficha de inscrição, sendo: Número de Inscrição Social – NIS,CPF; Data de Nascimento; Nome do candidato; E-mail e telefone; Município de residência e se é pessoas com Deficiência – PCD.
Entre os candidatos que se declararem PCD, somente serão contemplados aqueles cujo a deficiência não impeça a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente. O programa não permite que o recurso seja utilizado para a renovação da CNH.
Também são ofertados cursos de qualificação para os participantes, contribuindo com o aumento da empregabilidade e da renda.
Atualmente, oferecem a CNH Social os seguintes estados:
Pernambuco;
Paraíba;
Amazonas;
Espírito Santo;
Minas Gerais;
Rio Grande do Sul;
Maranhão;
Goiás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário