Foto: André Borges / Agência Brasil
Pesquisadores brasileiros descobriram que a vacina contra febre amarela pode ser eficaz contra o vírus Zika. O estudo foi conduzido por 16 cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
"Nossa pesquisa mostra que uma vacina eficiente e certificada, disponível para uso há diversas décadas, efetivamente protege camundongos contra infecção do vírus Zika", dizem os autores.
Como os vírus que transmitem zika e febre amarela são da família dos Flavivírus, suas estruturas biológicas são semelhantes. Segundo o G1, isso inspirou a equipe a testar os efeitos da vacina contra febre amarela sobre o Zika.
Foram realizados testes com dois grupos de camundongos, um com indivíduos saudáveis e outro com o sistema imune comprometido, então mais suscetíveis ao vírus. Parte dos animais foi imunizado contra febre amarela nos dois grupos, enquanto o restante recebeu uma solução salina. Todos os camundongos receberam injeções do vírus da zika.
"Sem a vacina, os mais suscetíveis morreram e os normais desenvolveram sintomas da doença. Já entre os vacinados, os suscetíveis não morreram e todos apresentaram carga viral extremamente reduzida no cérebro", explicou o médico Jerson Lima Silva, professor do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, um dos coordenadores da pesquisa.
Os pesquisadores agora trabalham para entender os mecanismos de proteção contra o vírus. O próximo passo deve ser um teste em primatas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário