Foto: iStock/Getty Images
Comer cogumelos, como shiitake, shimeji, champignon, portobello, mais de duas vezes por semana pode reduzir em 50% o risco de problemas de memória e linguagem que ocorrem naturalmente em indivíduos acima de 60 anos, sugere estudo publicado esta semana no Journal of Alzheimer’s Disease.
Segundo os pesquisadores, isso ocorre porque um antioxidante único presente neste alimento poderia ter efeito protetor no cérebro.
Aliás, essa proteção pode ser importante na prevenção do comprometimento cognitivo leve (CCL), condição que pode preceder doenças neurodegenerativas, como a demência. “Há muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento da demência e estima-se que até um terço dos casos poderiam ser evitados por mudanças no estilo de vida, incluindo dieta”, comentou James Pickett, da Alzheimer’s Society, no Reino Unido, à BBC.
Os pesquisadores acreditam que nutrientes encontrados nos cogumelos comestíveis podem favorecer o crescimento de neurônios, fornecendo proteção cognitiva. Além disso, eles contêm grande quantidade de fibra, proteínas, vitaminas e minerais que podem contribuir para a saúde geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário