O brasileiro terá novas terapias alternativas oferecidas pelo SUS – o Sistema Único de Saúde. São tratamentos preventivos que poderão ser feitos junto com a medicina comum.
Foram incluídas práticas como aromaterapia, cromoterapia, hipnoterapia e terapia de florais.
Na lista há também tratamentos menos conhecidos, como constelação familiar, técnica de representação espacial das relações familiares – que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família – e imposição de mãos, descrita pelo ministério da Saúde como “cura pela imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente”.
O ministério pretrende promover bem-estar e diminuir o estresse e a ansiedade.
Com a ampliação, anunciada nesta segunda-feira (12), serão no total 29 práticas desse tipo disponíveis para os pacientes. (veja lista abaixo)
No SUS, elas são chamadas de “práticas integrativas” ou “complementares” à medicina convencional, como mostrou o SóNotíciaBoa no mês passado. Assista aqui.
88% destes tratamentos são oferecidos na rede de atenção básica, ou postos de saúde.
Ao menos seis das dez práticas incluídas a partir de agora não são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina —aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, geoterapia, imposição de mãos e ozonioterapia. CONTINUE LENDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário