Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
A Bahia foi o estado do Nordeste que mais registrou reclamações pelo serviço Consumidor.gov em 2017. A ferramenta permite um diálogo entre consumidores e empresas para solução de conflitos pela internet e é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), Procons, Defensorias e Ministérios Públicos. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) também faz parte do convênio. De acordo com o balanço 2017 da plataforma, divulgado na segunda-feira (26), o Nordeste é a terceira região que mais recorre ao serviço, com 177.294 reclamações registradas. O montante representa 15,9% das queixas feitas em todo o Brasil. No Nordeste, a Bahia foi o Estado que mais registrou reclamações (62.507), seguido do Ceará (36.892), Pernambuco (26.566), Maranhão (13.947) e Paraíba (11.102). Os nove estados da região totalizaram 177.294 reivindicações. O sistema registrou 470.748 reclamações no Brasil no ano passado. Com um Índice Médio de Solução de 80,8%, o serviço responde a 99,5% das solicitações. As operadoras de telefonia são as maiores demandadas no serviço, com 43,3% das reclamações registradas. Ainda no ranking das maiores empresas demandados estão os bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito (20,4%), cadastros de consumidores (14,5%); comércio eletrônico (8,0%); fabricantes de eletroeletrônicos e informática (3,2%); transporte aéreo (2,5%); e varejo (1,5%).
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