> TABOCAS NOTICIAS : Doe sangue ou vá preso: Juiz dos EUA adota estratégia controversa e polemiza

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Doe sangue ou vá preso: Juiz dos EUA adota estratégia controversa e polemiza

O tribunal do juiz Marvin Wiggins estava lotado numa manhã de setembro. A lista de causas tinha centenas de infratores que deviam multas ou taxas por uma ampla variedade de crimes –entre eles caçar à noite, agressão, posse de drogas e cheques sem fundo.

"Bom dia, senhoras e senhores", começou Wiggins, que é juiz na zona rural do Alabama desde 1999. "Para vocês considerarem, há uma campanha de doação de sangue lá fora", ele continuou, de acordo com uma gravação da audiência. "Se você não tem nenhum dinheiro, vá lá e doe sangue e traga o recibo indicando que doou."

Para aqueles que não tinham dinheiro ou não queriam doar sangue, o juiz concluiu: "o xerife tem algemas suficientes".

Os esforços dos tribunais e governos locais para gerar receita impondo multas sobre delitos menores, cometidos especialmente por pessoas pobres e da classe trabalhadora, têm sido alvo de muita atenção e críticas nos últimos meses. Mas especialistas jurídicos e de saúde disseram que não conseguiam se lembrar de nenhum outro exemplo em que um tribunal praticamente ordenou que todos os criminosos doassem sangue em vez de pagar, ou enfrentar a cadeia. Todos eles concordaram que era inadequado.
Leia mais em: http://zip.net/bxshn0

Nenhum comentário:

Postar um comentário