> TABOCAS NOTICIAS : A relação entre domésticas e patrões em "Que horas ela volta?"

sábado, 5 de setembro de 2015

A relação entre domésticas e patrões em "Que horas ela volta?"

RUAN DE SOUSA GABRIEL
A cineasta Anna Muylaert era menina quando uma professora propôs que ela fizesse um desenho de sua família. “Desenho a empregada?”, perguntou. “É você quem decide”, disse a professora. A recordação infantil ecoa em uma das cenas de Que horas ela volta?, seu novo filme, em cartaz. Numa foto, pai, mãe e filho aparecem em primeiro plano, sorrindo para a câmera num jardim ensolarado. Ao fundo, está a babá, fora de foco.

A SEGUNDA MÃE
A atriz Regina Casé como Val em Que horas ela volta?. “Sempre admirei a força dessas mulheres. Elas nos ajudaram a criar nossos filhos”, diz Regina (Foto: Divulgação)

A atriz Regina Casé é Val, uma pernambucana que trabalha como babá e doméstica num bairro nobre de São Paulo. Ela mora no serviço – no quartinho de empregada. Criou Fabinho (Michel Joelsas), que sempre perguntava à babá que horas a mãe voltaria do trabalho. Val também teve de confiar a filha, Jéssica (Camila Márdila), aos cuidados de outra mulher para ir trabalhar em São Paulo. Quando Jéssica se muda para a cidade, coloca em xeque a relação de Val com os patrões – uma interação com algum afeto, mas repleta de limites difíceis de explicar e regida por normas veladas. “Quis valorizar o que nossa cultura não valoriza: o trabalho da mãe e da babá”, diz Anna. A cineasta teve a ideia do filme há mais de 20 anos, quando seu filho nasceu e ela teve de enfrentar o dilema de ficar em casa com o bebê ou voltar ao trabalho e deixá-lo com uma babá. Leia tudo em  http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/09/relacao-entre-domesticas-e-patroes-em-que-horas-ela-volta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário