> TABOCAS NOTICIAS : Número de cheques sem fundos atinge maior nível para meses de abril desde 1991

sábado, 23 de maio de 2015

Número de cheques sem fundos atinge maior nível para meses de abril desde 1991

Com a desaceleração da economia e a inflação mais alta, o trabalhador cada vez mais está com a renda pressionada. Segundo a Serasa Experian, o percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,26% no mês passado, o pior índice para meses de abril de toda a série histórica, iniciada em 1991. 

Em março, o percentual de cheques devolvidos foi de 2,32% e, em abril do ano passado, de 2,13%. Segundo os economistas da Serasa Experian, o recorde de inadimplência com cheques para um mês de abril pode ser explicado pela queda real (acima da inflação) da renda dos consumidores. 

“Desemprego e inflação em alta afetam a capacidade de pagamento dos consumidores produzindo elevação de inadimplência em diversas modalidades, inclusive nos cheques”, diz a Serasa, que presta seviço de informações de proteção ao crédito. 

No Rio, a devolução de cheques foi de 1,79% do total de cheques compensados, menor que a devolução de 1,82% registrada em março de 15. Em abril de 2014, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Rio havia sido de 1,58% do total de cheques compensados. 

Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 6,98% de cheques devolvidos, enquanto a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual, com 1,33%, de acordo com a Serasa. O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário