> TABOCAS NOTICIAS : Vacina contra ebola: pacientes reagem bem

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Vacina contra ebola: pacientes reagem bem

Foto: NHSE / Flickr
Os primeiros 34 voluntários que participam, em Genebra, Suíça, de um ensaio clínico de uma vacina experimental conta o Ebola, feita no Canadá, toleraram bem a injeção.
É o que informa um comunicado divulgado pelo Hospital Universitário de Genebra (HUG).
“Até agora, não foram observados efeitos colaterais graves e as injeções desencadearam respostas inflamatórias que eram esperadas, com intensidade de leve a moderada”.

A nota, divulgada nesta terça-feira, diz ainda que estas reações duraram cerca de dois a três dias.

O ensaio
Desde 10 de novembro, os 34 voluntários têm recebido uma injeção da vacina, ou uma injeção de placebo.
As injeções serão ministradas até ao início de 2015 em 15 voluntários por semana.

Esta vacina experimental, chamada "VSV-ZEBOV", também está sendo testada clinicamente nos Estados Unidos, no Canadá, na Alemanha e no Gabão. 

Os ensaios clínicos devem começar em breve no Quênia. 
Em Genebra, os ensaios deverão ser realizados num total de 115 voluntários.

Casos
A 28 de novembro, havia 2.155 casos de Ebola na Guiné-Conacri, com 1.312 mortos, 7.635 casos na Libéria, com 3.145 mortos, e 7.109 na Serra Leoa, com 1.530 vítimas mortais.

Numa conferência de imprensa realizada nesta segunda-feira em Genebra, a OMS afirmou que conseguiu que um primeiro objetivo fosse alcançado na Libéria e na Guiné-Conacri, com 70% dos casos de infetados a serem isolados e tratados e 70% das vítimas mortais da doença enterradas de forma segura.

Na Serra Leoa, isso está sendo conseguido em várias regiões, mas há ainda dificuldades na zona oeste do país, onde a epidemia continua a propagar-se, disse a organização, adiantando que espera que o objetivo seja atingido neste país “dentro de semanas”. Com informações do Zap

Nenhum comentário:

Postar um comentário