A Uefa vai abolir os amistosos entre suas seleções e está prestes a causar um terremoto no calendário internacional do futebol. A entidade anunciou que, a partir de 2018, vai criar uma Liga das Nações, uma competição entre seleções que irá durar todo o ano e que será disputada justamente nas datas que a Fifa reserva para amistosos pelo mundo. Os organizadores dos jogos do Brasil e a CBF já temem importantes prejuízos para suas contas. À reportagem, um alto dirigente da Uefa confirmou nesta segunda-feira na condição de anonimato: "A Europa não quer mais amistosos". A partir de setembro de 2018, os 52 países da Europa serão repartidos em quatro divisões e quatro seleções estarão classificadas diretamente para a Eurocopa de 2020. Cada time jogará cerca de seis partidas em fases iniciais, até que haja uma semifinal e final do torneio disputadas em junho de 2019. Sempre em datas que eram reservadas para amistosos pelo mundo. A demonstração de força da Europa vem em um momento único para o continente. As três últimas Copas foram vencidas por seleções europeias e, no Mundial no Brasil, mais de 75% dos jogadores atuavam em clubes europeus. A Liga dos Campeões se transformou no evento mais rentável do futebol e, diante da crise de corrupção na Fifa, patrocinadores já avaliam concentrar suas estratégias apenas na Uefa. Em um comunicado, a entidade europeia deixou claro agora que a meta é a de acabar com os amistosos e substituir as datas Fifa por um torneio real entre as seleções do continente. "O que levou a criação da Liga das Nações é a integridade do esporte, já que cada vez mais as federações, treinadores, jogadores e torcedores consideram os amistosos como eventos que não garantem uma competição esportiva adequada", indicou a Uefa. Em outras palavras: os amistosos se transformaram em meros instrumentos para fazer dinheiro, sem qualquer compromisso esportivo. O novo torneio apenas será disputado em anos pares. Mas a iniciativa promete criar um obstáculo real ao Brasil se quiser disputar amistosos com times europeus. Hoje, os amistosos estão entre os principais mecanismos para a captação de recursos da CBF e todo o planejamento de marketing também está baseado nessas "aparições" da seleção. BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário