Pesquisadores americanos podem ter ajudado a encontrar a solução para uma situação que incomoda muitos homens: a queda de cabelo. Em novo estudo, eles mostraram que o uso de um medicamento que trata um tipo raro de câncer no sangue fez com que os fios de três pacientes calvos voltassem a crescer em todo o couro cabeludo.
O ruxolitinib é indicado para tratar a mielofibrose, que ocorre quando células da medula óssea passam a se desenvolver de forma anormal. O medicamento já é aprovado por órgãos de saúde dos Estados Unidos e da Europa, mas não possui registro no Brasil.
Segundo os autores do estudo, porém, a droga não parece ser eficaz para combater o tipo mais comum de calvície entre homens, que é a causada por fatores hormonais.
Doença — Na alopecia areata, células do sistema imunológico do paciente passam a destruir a raiz capilar, provocando a queda de cabelo. Os autores do novo estudo já haviam identificado, em outra pesquisa, as células responsáveis por provocar esse dano. Depois, em testes com camundongos, descobriram que o ruxolitinib ataca tais células e reverte a perda de cabelo. A partir desses resultados, eles passaram a estudar os efeitos do medicamento em homens com a condição.
"Pacientes com alopecia areata sofrem profundamente, e esses achados marcam um passo significativo para eles. A nossa equipe está comprometida em avançar com os estudos para atender a necessidade dessas pessoas", diz Angela Christiano, professora de dermatologia e de genética da Universidade Columbia e uma das coordenadoras da pesquisa.
A equipe informou que está realizando testes com um grupo maior de homens. "Os testes estão apenas começando, mas se a droga continuar se mostrando eficaz e segura, haverá um grande e positivo impacto na vida das pessoas com a doença", afirma o coordenador do estudo, Raphael Clynes.
Segunda opção — Essa não é a primeira vez em que pesquisadores identificam um remédio usado para outra finalidade, mas que pode ajudar a reverter a queda de cabelo. Há dois meses um estudo da Universidade Yale mostrou que uma droga que trata a artrite reumatoide fez crescer cabelo em um homem de 25 anos que também tinha alopecia areata. Fonte: Com informações da Veja Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário