> TABOCAS NOTICIAS : Brasileiros passam sufoco para pagar condomínio

domingo, 31 de agosto de 2014

Brasileiros passam sufoco para pagar condomínio

São Paulo – O condomínio deixou de ser uma conta paralela. Com aumentos significativos, a taxa condominial tem ganhado cada vez mais destaque nos orçamentos pessoais.

Nos últimos dois anos e meio, os gastos com condomínio no Brasil subiram, em média, 23,27%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A alta é superior à variação da inflação medida pelo IPCA no período, de 15,51%.

E se na média a alta fica na casa dos 20%, algumas regiões do país veem um aumento ainda mais acentuado.

Uma aposentada de 86 anos, que preferiu não dizer seu nome, conta que em menos de um ano passou a pagar um valor 30% maior na taxa de condomínio do seu apartamento, localizado em Perdizes, bairro nobre de São Paulo. “O valor sempre aumenta e raramente diminui”, reclama.

O valor pago passou de 665 reais a 870 reais por mês entre outubro de 2012 e setembro de 2013, uma alta de 30,82%. Hoje, a taxa cobrada já chega aos 851 reais. “É o preço de um aluguel, não?”, questiona.

O prédio de 52 apartamentos tem sete funcionários e portaria 24 horas, mas não tem área de lazer. http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/proprietarios-passam-sufoco-para-pagar-condominio

Nenhum comentário:

Postar um comentário